quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval

Chegou a altura do ano em que as pessoas aproveitam para se mascarar e fantasiar um pouco, alguma até com algum direito a excessos.
Não sou muito carnavaleira, já arrumei isso algures na minha adolescência, agora já não acho muita graça, mas gosto sempre de sair à rua e ver os miúdos mascarados.
No entanto nem sei explicar o quanto algumas fatiotas me arrepiam, ai as princesas rosa-cueca ou azul-cueca, que se vendem numa micro-fibra manhosa que eu não usaria nem como roupa interior descartável... Eu sei que os miúdos não ligam, querem é mascarar-se, querem lá saber se a cor do fato da princesa ou do homem aranha deixa muito a desejar, e muito menos a qualidade do tecido.

A creche da Ju tem como tema as tradições portuguesas, e sugeriram que mascarássemos os miúdos como no nosso tempo.

Tive um mês para pensar nisto, mas só ontem me pus à costura. Ora bem, uma fatiota como no meu tempo de miúda? Em que eu e as minhas amigas sonhávamos vestir de fadas e princesas, mas lá aparecíamos como saloias, minhotas, ou outra coisa do género.
Bem, uma coisa era certa, queria ser eu a fazer o fato, se era para ser como no meu tempo de miúda, os fatos eram feitos pelas mães, com amor, paciência, arte e tecidos bonitos. Assim seria para a Jú!

Nazarena?
Giro, mas não tenho tempo para fazer uma saia que na verdade seriam 7, e ainda uma capa.

Madeirense?
Giro, mas ao fim de 5 ou 6 fitas coloridas na saia, já estaria a bufar, e não percebi como tratar da questão das botas.

Olha, estamos na zona saloia, vai de saloia mesmo!!!
Até tem uma blusa branca bem feminina e romântica, faltavam a saia e o avental.
Vamos dar a volta à caixa dos tecidos. Nada me agrada!
Espera Jú, a mãe tem ali umas calças vermelhas que já não usa!
Bem, cortei as pernas às calças, juntei tudo, enfiei um elástico no cós, bordei à máquina uma baínha toda maricas e voilá, saia feita!



E o avental, bem, o avental tem história, é mais velho do que eu, e na verdade era uma bolsa para as molas da roupa, à qual eu cosi uma rendinha à volta, para dar um ar mais feminino, e uma fita amarela para atar à cintura e dar um ar mais alegre e colorido. Mas este avental é-me muito especial...

Eu sei que ela só se vai mascarar amanhã, mas como eu queria mesmo era ver já hoje como ficava, vesti-a para satisfazer a minha curiosidade, e claro que fotografei.
Mãe vaidosa...
Eu também sei que falta aqui um lenço na cabeça, mas ela iria tirá-lo ao fim de 30 segundos, por isso, nem o fiz.
Ora cá está a minha pessoa pequena vestida de saloia!!! Até tem as unhitas pintadas!!!! Saloia e pirosa!


não há nada que eu faça, que consiga publicar a foto em pé! têm mesmo que inclinar a cabeça...

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin