sábado, 24 de janeiro de 2009

Nem sempre corre bem

Bem, isto às vezes corre menos bem. Esta roseira já sobreviveu ao excesso de sol, à sede, ao frio, ao desbaste que o Romeu fez às folhas como se de um herbívoro esfomeado se tratasse. Agora tem que sobreviver a esta praga de visitantes, mas não faço ideia como :(

Esta plantinha foi a minha primeira orquídea, uma Phalaenopsis de cor fushia, comprada baratinha no Ikea. Na altura achei que se conseguisse cuidar desta seria excelente, se não conseguisse, bem, pelo menos não tinha sido muito cara. Por ter sido a 1ª tenho por ela um carinho especial.


Trazia 2 hastes com flor, e uma só com folhinhas, as flores cairam de velhas e as hastes secaram até meio, ao que cortei a parte seca, e esperei por nova floração. Mas a minha planta começou a definhar, as folhas a ficarem fininhas, sem reservas, pareciam papel, com uma textura muito pobre. Parecia que tinha fome.
Enchi-me de coragem quando lhe vi o que me parecia a promessa de 2 rebentos, e ao mesmo tempo temia que ao dar flor ela acabasse por morrer, na minha opinião de quem nada sabe achava que estava subnutrida demais para sobreviver quanto mais para dispender energia com a floração.



Mas os rebentos revelaram-se como sendo folhas, sei agora que é uma tentativa de sobrevivência da planta. Desenvasei, cortei raízes danificadas e pus naquelas bolinhas de gel de silica, que vou vigiando regularmente.

Acho que estou a ser bem sucedida, as folhas dos rebentos devem realizar com sucesso a fotossíntese, de forma a que as folhas 'velhas' estão a recuperar a textura normal, e nas raízes já se vêm e simpáicos rebentos. Será que dos rebentos das hastes irão sáir raízes aéreas? Se sim, devo cortar e replantar? Estou mesmo entusiasmada!!


Na Madeira comprei esta, já nem me lembro do nome dela, mas comprei desenvasada, mais uma vez acho que vinha subnutrida, acho que tenho a mania da subnutrição, eheheh... Envasei em substrato próprio, passadas umas semanas uma folha secou, agora quase 1 ano depois, o bolbo principal apodreceu, ficando apenas o bolbo bebé que já se desenvolveu cá em casa. Desenvasei, cortei raízes, separei o bolbo apodrecido e fiquei com este bebé. Pus em bolinhas de sílica para poder vigiar, mas estou optimista!


Entretanto descobri que as orquídeas gostam de calor, mas não tanto, a minha sala já é quente, mas com a lareira parece que foi demais, pobrezita desta, mas já a mudei de sítio, e parece ter resultado. Até já tem um tímido rebento.




Tentei fazer o mesmo com esta, cujas folhas parecem estar a sofrer com o frio, na foto parecem mais amarelas do que realmente estão. Não sei muito bem o que fazer...


2 comentários:

greenman disse...

Eu retirava a Phalaenopsis do gel.
As raízes não podem estar sempre molhadas ou vão asfixiar e apodrecer.
Tens que a colocar num substracto para orquídeas epífitas ou então em casca de pinheiro.

analuciana disse...

Obrigada pelo conselho!
Sairão do gel já amanhã!

Blog Widget by LinkWithin