domingo, 14 de março de 2010

Baile das Camélias

Sintra veste a rigor para receber o tradicional Baile das Camélias, na Sociedade União Sintrense, a 20 Março. Uma festa que se realiza há já 69 anos.
Regra de ouro do Baile das Camélias é o traje a rigor, já que se trata de um baile de gala, e todos os sintrenses foram convidados a participar na festa que, também, dá as boas-vindas à Primavera. Centenas acederam ao convite!


A tradição da noite das Camélias remonta a 19 de Março de 1941, quando um grupo de sintrenses decidiu organizar esta festa. Na época havia uma grande rivalidade entre os jardineiros das quintas e a noite das Camélias foi a forma encontrada para serem exibidas as flores mais bonitas. Por isso, e após esta festa, decorria o baile dos jardineiros.

Nessa noite eram exibidas autênticas obras de arte afixadas nas paredes, em redes, sobre o palco. No meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias.


A noite das Camélias era considera a festa rainha do concelho de Sintra e as pessoas mandavam fazer vestidos, compravam sapatos e arranjavam o cabelo. Era o ponto alto do ano e durante meses apenas se preparava o Baile das Camélias.

2 comentários:

N... disse...

Que lindas! Não conhecia este festival.

Fio Norte disse...

Que giro nunca tinha ouvido falar... deve ser lindo.
Catarina

Blog Widget by LinkWithin