quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Avaliação

Já andamos todos bastante fartos da conversa sobre a avaliação de professores, seja por boas ou por más razões, fale-se bem ou fale-se mal, e às vezes acho que até o Romeu, lá em gatês também tem opinião.
E sobre a avaliação dos alunos?
Sim, é importante. Mas estou confusa, porque isto da importância é muito subjectivo. O que é que é importante, sob que ponto de vista, e para quem.
Para os alunos e para os pais, o importante é ter positiva, interessa é passar!
Para o Executivo da escola, o importante é ter positiva, é importante para a estatística! Logo, se faz sentir que seja importante para os respectivos departamentos, que quase competem entre si, nem sempre na tentativa de ser bom, mas com a necessidade de ser melhor que os restantes.
Para os professores as positivas também são importantes (desengane-se quem achar que se ganha à comissão por cada negativa atribuída), mas são importantes como instrumento de avaliação, de medida, daquilo que os alunos sabem e são capazes, relativamente àquilo que deles é esperado.
Mais uma vez os professores estão em minoria, ganham os interesses dos pais, dos alunos e da estatística!!
Mas gastam-se horas de vida a passar esta mensagem subtil em reuniões intermináveis, em que um grupo de adultos se atropela para opinar (tal e qual como os seus próprios alunos!), é preciso reflectir sobre a quantidade de níveis negativos atribuídos. Leia-se "malta, temos que maquilhar algumas das negativas", parece que afinal para as negativas também há cotas!!! Ainda a Milu não se 'alembrou' disso!
Essas mesmas horas de reuniões não poderiam ser passadas a rever métodos de trabalho, ou a partilhar experiências de estratégias que tenham resultado, ou a definir estratégias para situações muito específicas? Talvez as positivas aparecessem com o tempo, sem terem que ser negativas maquilhadas...
Duas aspirinas depois, ainda me dói a cabeça, muito a malta grita quando basta apenas falar!

1 comentário:

buedamau disse...

eu não tenho nada a ver com esta estória, mas acho que avaliações só servem para dividir as pessoas do verdadeiro objectivo da humanidade que é evoluir em conjunto! sou um pouco radical? eu sei que sim, mas a meta não deveria estar em ser melhor do que os outros, mas sim em ajudar todos a serem tão bons ou melhores do que nós. partilhar é a chave da vida humana e não, como nos querem fazer crer, escalonar as pessoas individualmente!
quanto a mim o mau não é a avalição per si, mas antes usar essa avaliação de forma individual. e quem beneficia com isto?! os alunos é que não são com toda a certeza...
e qual o objectivo da educação? não será fazer dos alunos pessoas mais sábias e conscientes?!
não vejo, de modo algum, onde estão defendidos os interesses dos Homens de amanhã, quando tudo se baseia na competição, pondo de parte a entreajuda e a partilha desinteressada de conhecimentos...

Blog Widget by LinkWithin