domingo, 25 de janeiro de 2009

Projectos, e alguma fé

Este Sábado o sol deu um ar da sua graça. aproveitei para limpar e arrumar a varanda, onde já não ia há muito tempo. Vi que as minhas tulipas estão bonitas, mas ou sou demasiado exigente, ou parece-me que nem sequer darão flor, plantei os bolbos bem cedo, e as folhas nem sequer estão muito desenvolvidas. Resta-me esperar.

O bolbo de tulipa que tinha sobrado e ficara sozinho neste vaso parece que não quis dar folhas, mas pronto, deu-me 2 destes cogumelos, deve ter sido o mais parecido, eheheh... Acho um mimo!


Estas 2 hortênsias têm mesmo mau feitio! A mais pequena já tem uns 2 ou 3 anos cá na varanda, desde que a podei e passei para um vaso maior ela nunca mais recuperou, deve achar que é uma hortênsia bonsai, um dia destes ainda a ponho num vaso de bonsai, já que atrofiou... A outra, a maior, estava junto ao lixo, tive pena dela e trouxe-a, envasei, e parece ter gostado, embora ainda não tenha dado flor, mas desculpo-a porque só a tenho desde o Outono.


Este simpático rebento é um abacateiro. Adoro abacates, e experimentei guardar o caroço de um em água, rápidamente deu raíz e estas folhinhas! Não sei quanto tempo o poderei manter assim, sem envasar, mas tentarei mantê-lo.

12 comentários:

Dama do Lago disse...

Olá Ana, vim retribuir a visita e gostei muito do teu cantinho :)! As tuas plantas são lindas (tens uma bela colecção de Calatheas ;)). Neste post fizeste-me lembrar que tenho uma floreira cheia de bolbos a meter o nariz de fora e ainda não os fotografei... O Jardim anda um bocadinho parado porque tenho tido pouco tempo. Boa sorte para as tuas plantinhas, vou passando por cá para ver as novidades. Bjs *

analuciana disse...

dama do lago
bem vinda ao meu espaço!

da. disse...

..quando o sol desarruma assim o céu novamente por por entre as nuvens é bonito ver como despertam as plantas para a luz...

Hazel Evangelista disse...

Olá, Ana!
Obrigada pela visita!
Também adorei conhecer o teu blog!
Que lindas, lindas plantas....!

Beijinhos!

Hazel Evangelista disse...

Olá outra vez, Ana!
Podes tratar-me por tu, não dou importância a tratamentos formais.
Sobre o tema da inveja, acredito que muitas pessoas a sentem sem se "consciencializarem" do facto.
Para proteger os teus bambus, acho que o ideal é mantê-los loooooonge dos olhares da tal pessoa. Se não tens essa alternativa, podes colocar um copo cheio de sal grosso encostado à jarra deles, para ajudar a absorver as más ondas.

Maria L Filipe disse...

Olá Analucia :))
Obgada pela simpática visita :))
Vim retribuir...
Adoro os teus textos ...parece que te estou a ouvir :D lolol
Eu adoro Orquideas, mas a minha preferida é a Phaleonopsis(brancas, violetas...)
Não sabia que elas se davam bem em Gel !!!!
No inverno quando temos calor extra em casa e no verão, elas devem ser borrifadas , nas folhas, para fazer humidade!!! Calor seco p elas não da!!!
Eu tenho lido muito sobre elas!!! Para já as minhas estão bem...mergulho-as numa bacia com água tépida e um pouco de adubo liquido, espero uns 2 minutos..deixo escorrer muito bem e volto a po-las no vaso ou prato!!!! Até agora está a correr bem :)
Quanto ao Bambu vou seguir o conselho da Hazel ;) pk o meu tem uns 5 anos..e NADA...nem uma folhinha...nem um centimetro a mais...NADA
Já estiveram em terra..já estiveram em Gel...agora estão em água:( e nada!!!!
E boa sorte nas tuas plantinhas...vou voltar + vezes ;)
Jinhux
Maluxa

Maria L Filipe disse...

Ah...
E a Nina pede p dizer
-"Sou gatinha" ;)

Miau *


É a minha princesinha...muito comportada..não mexe nos vasinhos...tem ervinha só para ela :))

analuciana disse...

hazel e maluxa,

sejam bem vindas ao meu espaço:)
obrigada pela visita!

Miguel disse...

Olá ana, obrigado pela visita e pelos comentários que deixaste no meu cantinho. Gostei muito daquele comentário que fizeste acerca da lúcia-lima, porque me identifiquei imenso com o que disseste. Também associo muito as coisas a cheiros, sejam eles locais, pessoas, momentos, enfim, tudo tem um cheiro para mim e quando esse cheiro se cruza comigo traz sempre com ele recordações também. É o caso da terra dos meus avós, sobre a qual tenho um post no blog. De lá guardo o cheiro da noite e das lareiras da aldeia que paira no ar; O da terra molhada de manhã; o do nevoeiro que por aqueles montes também acaba por ter cheiro, a casa e o forno de lenha da minha avó; Aquele frio que sem saber como..aquece a alma.Desculpa vir aqui "despejar" tudo isto mas de facto fizeste-me relembrar tudo isto. Obrigado :)

Maria L Filipe disse...

Olá Analuciana :)
Obgada :)

Quanto à questão da água tépida p as Orquideas, li em kk lado para evitar a água mto fria...e para evitar regar as plantas com a água acabada de sair da torneira!!! Deve se usar água da chuva limpa, ou da torneira 24horas depois de tirada da torneira!!! Eu tenho feito assim e elas parecem gostar :D lolol
Vou-te deixar aki o link do Forum p tirares duvidas ... è lindo e o pessoal é muito fixe...vais gostar ;)
Jikas e nhanhaux
Lu e Nina

Maria L Filipe disse...

Eskeci de deixar o link ;)


http://www.forum.carnivoras.org/index.php

Não te assustes com o endereço...vai até lá...vais gostar de certeza ;)

Jinhux
Maluxa

Mar.garida disse...

Olá Analuciana. Ainda não espreitei como deve ser o teu blog, excepto o primeiro post.
Pois, aquelas hortências que tenho no blog já têm uns bons anos. Ano sim, ano não, podam-se ora mais abaixo ora mais acima. Se forem podadas muito rente à terra elas rebentam com muita força e com muitas folhas mas não dão grande coisa de flores. Se forem podadas mais acima como as que fiz este ano, elas dão imensas flores. A poda é indispensável para que elas se reforcem todos anos, caso contrário começam a enfraquecer cada vez mais.
Gostei do abacate :)
E também gosto muito de tulipas, mas este ano não coloquem nenhumas. De qualquer modo deixar os bolbos delas na terra de um ano para o outro não dão flor :(

Ps. se não te importares vou adicionar o teu blog à lista do meu blog.
Bjs e vai passando pelo meu que eu faço o mesmo por estes lados ;)

Blog Widget by LinkWithin